Coaching

Mitos e Verdades sobre o Coaching

A maior verdade é que o Coaching visa os melhores resultados nos negócios e na vida pessoal, fato que deve ser considerado sem questionamentos. Porém, é comum surgirem mitos e verdades sobre o que envolve todo este processo. Vamos falar sobre alguns?

Já se sabe que o Coaching está se tornando cada vez mais presente na sociedade. O motivo é que muitas pessoas encontram nessa metodologia os recursos necessários para se autodesenvolver, se conhecer melhor e criar por si mesmo os aprendizados que o levarão a atingir seus objetivos.

Dentro do que tadalista 20 apresentamos a seguir, a maior verdade é que o Coaching visa os melhores resultados nos negócios e na vida pessoal, fato que deve ser considerado sem questionamentos. Porém, é comum surgirem mitos e verdades sobre o que envolve todo este processo. Vamos falar sobre alguns?

1. Qualquer pessoa pode se tornar um Coach.

Mito: É imprescindível fazer a formação e certificação por instituições que tenham credibilidade. Existem pessoas que leem um livro e se consideram Coaches. Tome muito cuidado, pois não é bem assim. Uma certificação exige um investimento financeiro bem considerável, além de horas e horas de leitura e certa experiência no mercado de trabalho.

 2. O coaching pode ser útil para todos os profissionais.

Verdade: O coaching é muito útil para profissionais de qualquer área de atuação, independentemente da idade ou da experiência. O processo serve para aqueles que estão entrando no mercado de trabalho, em transição de carreira, buscando aprimoramento e novos desafios, ou ainda para os que desejam empreender. Se encaixa em algum desses casos?

3. O processo é igual uma terapia e pode curar doenças.

Mito: Sintomas patológicos devem ser tratados por especialistas (psicólogos, psiquiatras, por exemplo). Além disso, ao contrário de uma terapia, o coaching não se preocupa com eventos do passado e sim com o presente e futuro do coachee (cliente).

4. O coaching leva muito tempo.

Mito: O coaching é um processo que conta com início, meio e fim. É claro que os resultados dependem da dedicação do próprio coachee, como também sua percepção de fraquezas e limitações, interesse em modificar comportamentos, além da definição de objetivos e prazos.

5. Coaching e Mentoring são os mesmos processos.

Mito: O princípio do coaching é levar o coachee a profundas reflexões que o possibilita encontrar as respostas que lhe são mais adequadas. É um processo amplo. O Mentoring é uma tutoria onde o mentor com expertise de mercado orienta o profissional a ter certo tipo de conduta.

Uma diferença relevante é o tempo, pois no Coaching, esse número é definido, tendo de três a seis meses de duração em média cada processo. Já no mentoring não possui este limite.

6. O coaching auxilia o desenvolvimento  pessoal e profissional.

Verdade: O coaching propicia o autoconhecimento, a elaboração de metas, o alinhamento entre valores e prioridades pessoais e profissionais, fazendo o coachee explorar todo seu potencial visando atingir os melhores resultados em sua vida.

 

Mais informações:

(27) 9 9966 1685

atendimento@lucilianotaroberto.com.br