AutoconhecimentoCarreiraEmpreendedorismo

Pilares do profissional do futuro

By 1 de julho de 2019 No Comments

*Este é um artigo de opinião. Caso tenha uma opinião contrária, vamos trocar uma ideia!*

Um pilar, seguindo o conceito da arquitetura é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de outras partes e assim transferi-los para outros elementos, como as fundações. Logo, quando falamos em pilar, falamos em sustentação e sem eles, uma estrutura não fica de pé.

Portando, se a tradução pudesse estender-se para outros conceitos, os pilares de um profissional, na minha visão, poderiam ser descritos como a sua base de sustentação, para que ele sempre fique de pé, mesmo com as “forças diagonais” que possam surgir.

Desta forma, gostaria de compartilhar com vocês alguns elementos que nós profissionais podemos ter como base, para um futuro não tão distante. São estes:

Conectar

Um profissional deve sempre gerar conexões. Então, conecte-se com pessoas diferentes. Estamos acostumados em fazer conexão com o igual, com os pares. Pense que ganho você teria ao se conectar com pessoas de outros ramos, especialidades, culturas, cidades ou até países diferentes que o seu?

Engajar

Entretanto, nem só de conexões vive o profissional do futuro, pois ele também precisa engajar as pessoas que são próximas. Como você pode conectar e engajar pessoas?

Criar

Criar, ou seja, fazer com que alguma coisa seja construída a partir do nada. Desenvolver novas metodologias. Dar início, construir ou estabelecer. São tantas definições que só me vem uma frase à cabeça: faça alguma coisa que seja útil para você e para o mundo!

Aprender

Aprender a conhecer as pessoas, respeitando suas habilidades, maneiras de pensar e compreender. Aprender a conviver com as diferenças e aprender a ser uma pessoa melhor buscando o auto conhecimento e desenvolvimento.

Seja estagiário para sempre, e tenha sua mente aberta para o novo aprendizado.

Refletir

Na maioria das vezes as pessoas agem de forma impulsiva e não pensam nas consequências dos atos. A reflexão nos permite essa análise e a partir dela, tentar solucionar problemas que muitas vezes consideramos impossíveis de resolver. Se  cada um de nós refletisse pelo menos um pouco antes de tomar decisões, muitos resultados negativos poderiam ser evitados.

Resumindo, os pilares de um profissional não seguem exatamente esta ordem, pois cada um entende a sua importância a medida que for vivenciando novas experiências em sua atuação profissional. Porém, uma coisa é certa, o futuro é agora, não acham?

O que gera resultado é ação!

Lucilia Notaroberto

Ajudo empresas a estruturar processos e equipes de vendas com foco em agilidade, padronização e produtividade. Além disso, sou idealizadora do programa Mulher Estrategista que tem como objetivo desenvolver lideranças femininas para potencializar a sua representatividade no mundo dos negócios.

Contato: 27 9 9966-1685 – atendimento@lucilianotaroberto.com.br